Leiturinhas curtas e rapidinhas: pra ler correndo.

E aí, está curtindo? Tentou fazer algum exercício também? Me conta aí nos comentários 😉

 

Exercício 6

Defina em um parágrafo: O QUE É A VIDA?

 

Vida é inspiração. É o ar entrando devagar pelas narinas, pelos olhos, pelos ouvidos, pela boca, pela pele, pelas mãos. Passando por cada veia e refrigerando cada músculo, cada órgão, renovando o estômago, os rins, os pulmões, coração e o cérebro. É esse ar fluindo e empurrando para fora cada obstáculo que o prende, que o suspende, que o impede de cumprir o seu destino e fazer o seu caminho de volta, purificando cada passagem dentro de cada um nesse seu retorno. É esse mesmo ar correndo depressa e limpando todas as entranhas até chegar novamente nos pontos por onde entrou e agora, de forma reversa, sair como um suspiro, como um olhar tranquilo, um ouvir sensível, uma palavra leve, um arrepio gostoso e um gesto de gentileza. Vida é inspirar renovo e expirar amor.

 

Exercício 7

Guimarães Rosa criou muitas palavras, como “nonada”, para definir algo sem importância. Agora é a sua vez: crie três palavras com as respectivas definições. Mas confira no dicionário se não existem mesmo!

 

  • Murugudagem: malandragem, vadiagem. Ex: “Não confie nele, é cheio de murugudagem”
  • Almosa: pessoa com bom coração, de alma pura e de boas intenções. Ex: “Minha mãe foi a pessoa mais almosa que já habitou nesta terra”
  • Oquenta: oca, vazia. Ex.: “Hora de irmos ao mercado: nossa geladeira é a mais oquenta da cidade!”