Este texto foi escrito logo depois do meu aniversário em 2020, em meio à monstruosa pandemia de covid-19. Para quem não sabe, aniversario em 31/10 – o chamado dia das bruxas, então, resolvi maratonar filmes de terror e “Nós” foi o que mais me impressionou. Quem sabe te convenço a assistir, caso ainda não tenha feito isso 😉

Pense numa série ou filme que você assistiu recentemente e gostou. Escreva uma pequena sinopse para convencer outras pessoas a assistirem também.

E se você se deparasse com uma réplica sua e de sua família, com pessoas que tivessem vivenciado uma realidade oposta à sua: sem privilégios, sem oportunidades, sem liberdade? E se você fosse confrontado por essas pessoas? E se elas viessem dispostas a tomar o seu lugar e apropriar-se de tudo o que você é e tem? E se existisse uma realidade paralela onde vivessem esses clones ávidos por justiça e igualdade? O filme “Nós” retrata essa possibilidade sombria de forma extremamente envolvente e assustadora, em uma ficção de terror que nos leva a refletir sobre nosso lugar no mundo e em relação àqueles que são excluídos e vivem às sombras da sociedade. Ao mesmo tempo em que toca de forma profunda em um tema social bastante sensível, equilibra a história com momentos de forte tensão temperados com toques de humor que ajudam a trazer leveza e dar ao público a possibilidade de respirar um pouco em meio à densidade da história. Com um enredo inteligente, bem escrito e dirigido e com atuações brilhantes do elenco, “Nós” é um filme que deve se tornar um clássico no gênero que precisa ser assistido não apenas por todos os aficionados aos filmes de terror desta geração e das próximas, mas também pelo público em geral, por sua capacidade de retratar e denunciar a dinâmica social excludente e opressora em que vivemos e, muito provavelmente, ainda viveremos em épocas futuras.